quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Construção da Noção de Tempo

O tempo físico é uma das dimensões do tempo. O aprendizado dessa dimensão permitirá à criança localizar-se melhor no tempo, compreender linhas de tempo, representar e trabalhar com as medidas de quantificação do tempo: dias, semanas, meses, anos...

Nós marcamos o tempo pelo relógio ou pelo calendário (tal qual conhecemos). Os índios, por sua vez, marcam o tempo pela lua.
Os Pataxó, que vivem em Minas Gerais, têm o calendário marcados por acontecimentos relacionados com a natureza, com trabalho e festas comemoradas durante o ano, por exemplo.


Um bom trabalho pode ser feito a partir desse calendário, comparando e destacando semelhanças e diferenças entre o calendário que conhecemos e como ele é estruturado, com a maneira que os Pataxós se relacionam com a organização do tempo.
Pode-se usar um texto como apoio:

O Povo Pataxó e a Lua

Lua para o povo Pataxó é uma índia velha
que tem muita força e sabedoria para nos ensinar.
A lua nos ensina o tempo certo de plantar.
A lua nos ensina o tempo certo de caçar.
A lua nos ensina o tempo certo de pescar.
A lua tem força para fazer as crianças andarem
e nascer os dentes.
A lua clareia as noites escuras da floresta.
A lua clareia os caminhas quando vamos caçar.
A lua nos defende de cobra durante a noite.
Nas noites de lua nós fazemos festas.
Nas noites de lua as estrelas caminham
sem saber para onde elas vão.
Nas noites de luas nós olhamos o céu.
Nas noites de lua nós dormimos mais tarde.
Nas noites de lua os índios mais velhos contam:
Histórias de onça
Histórias de caititu
Histórias de mãe-da-lua
Histórias de saruê
Histórias de cobra
Histórias de espírito mau da floresta
Histórias de espírito bom da floresta
Histórias de alegria e de tristeza.

O Povo Pataxó e suas histórias/Angthchay. São Paulo; Global, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário