segunda-feira, 22 de novembro de 2010
20/11 - Dia da Consciência Negra
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Dialeto
Luis Fernando Veríssimo
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Sobre a páscoa...
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Você já pensou na história do Dia das Crianças??
Depois de aprovado pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº4867, de 5 de novembro de 1924.
Porém, os brasileiros só começaram mesmo a comemorar esta data a partir de 1960, quando Eber Alfred Goldberg, da fábrica de brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson, lançou a promoção "Semana do Bebê Robusto".
Depois disso, para aumentar as vendas, as empresas decidiram criar a Semana da Criança. Como a proposta surgiu no final de junho, e os organizadores queriam fazer algo ainda naquele ano, o mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro.
No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a a promoção e "ressuscitaram" o antigo decreto. A partir daí, o 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos. E as crianças e as lojas de brinquedos agradecem até hoje!
em
www.floresnaweb.com/newsletter/floresnaweb/02/newsletter_outubro.ht
Muitas países comemoram o Dia das Crianças em outros dias do ano. Na Índia, é em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Na China e no Japão, comemora-se no dia 5 de maio.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Povos Indígenas no Rio Grande do Sul
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Construção da Noção de Tempo
Nós marcamos o tempo pelo relógio ou pelo calendário (tal qual conhecemos). Os índios, por sua vez, marcam o tempo pela lua.
Os Pataxó, que vivem em Minas Gerais, têm o calendário marcados por acontecimentos relacionados com a natureza, com trabalho e festas comemoradas durante o ano, por exemplo.
Um bom trabalho pode ser feito a partir desse calendário, comparando e destacando semelhanças e diferenças entre o calendário que conhecemos e como ele é estruturado, com a maneira que os Pataxós se relacionam com a organização do tempo.
Pode-se usar um texto como apoio:
O Povo Pataxó e a Lua
Lua para o povo Pataxó é uma índia velha
que tem muita força e sabedoria para nos ensinar.
A lua nos ensina o tempo certo de plantar.
A lua nos ensina o tempo certo de caçar.
A lua nos ensina o tempo certo de pescar.
A lua tem força para fazer as crianças andarem
e nascer os dentes.
A lua clareia as noites escuras da floresta.
A lua clareia os caminhas quando vamos caçar.
A lua nos defende de cobra durante a noite.
Nas noites de lua nós fazemos festas.
Nas noites de lua as estrelas caminham
sem saber para onde elas vão.
Nas noites de luas nós olhamos o céu.
Nas noites de lua nós dormimos mais tarde.
Nas noites de lua os índios mais velhos contam:
Histórias de onça
Histórias de caititu
Histórias de mãe-da-lua
Histórias de saruê
Histórias de cobra
Histórias de espírito mau da floresta
Histórias de espírito bom da floresta
Histórias de alegria e de tristeza.
O Povo Pataxó e suas histórias/Angthchay. São Paulo; Global, 2000.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Povos Indígenas
http://www.dominiopublico.gov.br/
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Imagens Históricas de Porto Alegre
http://www.youtube.com/watch?v=_lcgWnRG8oM
Vídeo com imagens para trabalhar a cidade de Porto Alegre! Traz uma perspectiva histórica das mudanças culturais, espaciais, dos meios de transporte. Vale a pena conferir! Aparecem várias imagens das redondezas do Campus Central da UFRGS, fotos de quando o Guaíba chegava até o Mercado Público e também imagens da enchente de 1941. Aproveitem.
Pontos Cardeais
Durante uma semana de aula, deve-se pedir para que o aluno observe onde está o sol (onde aparece e onde se põe) em relação ao prédio da escola, e registrar no seu caderno o que observou. Ou, quando o horário do período escolar permitir, essa observação pode ser feita juntamente, e com o auxílio da professora, no pátio da escola.
A partir disso, a professora solicita aos alunos, no final da semana, que façam um desenho representando a escola, que permita situar a frente, os fundos, o lado direito e o lado esuqerdo do prédio. No segundo momento eles deverão posicionar, na folha do desenho, a Rosa-dos-ventos (que já terá sido confeccionada em uma aula anterior) identificando corretamente os Pontos Cardeais em realção à escola, conforme foi observado.
Deve ficar claro para os alunos que o sol aparece sempre do mesmo lado (leste) e desaparece sempre do mesmo lado (oeste), e que se identificamos um dos Pontos Cardeais podemos identificar os restantes, em relação ao local onde nos encontramos (casa, escola, etc.).
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Para começar...
Para começar, deixarei, como sugestão para pesquisa, os sites abaixo. Neles vocês podem econtrar propostas de atividades e teorizações!
- www.portaldoprofessor.mec.gov.br
- www.dominiopublico.gov.br
Por enquanto é isso!Quem quiser dar sua contribuição e compartilhar seus planejamentos/conhecimentos sobre história e geografia...fique a vontade!
Abraços,
Laís